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“Há questões?” – o silêncio invede a sala. Por vergonha, por não se lembrar do que queria questionar há 10 minutos atrás ou porque está a responder a um email, a plateia emudece. Criar um quiz ou interação para eventos como os Q&A (questions and answers) e as televotações, pode ser a solução.

Fala-se de interação com o público, entre oradores, moderadores e plateia mas como fazê-lo?

Ao longo dos últimos anos, desenvolveram-se formas que começaram no microfone (que não avalia), nos botões de televoto (que não perguntam), até ultimamente às APPs.

Sim, e porque não desenvolver uma APP?

Investimento, tempo, conteúdo atualizado a todo o momento, (nós também as criamos e por isso sabemos os prós e contras), torna-se ineficaz em muitos casos, com taxas de download inferiores a 40% e de utilização ainda menores. Desde o “não me lembro da password da Store”, ao espaço de armazenamento, à versão do software, até ao “não sei” e “não quero”, as razões são imensas.

Desde o segundo semestre de 2017, Lipor, Multipublicações, Inov2Agro, e associações da área médica e informática começaram a utilizar uma solução de sistema de votação e Q&A que programamos, damos suporte presencial.

Ah, e o Web Summit mas nesse não ajudámos.

Em que consiste este serviço?

Estes serviços consistem em usar em plataformas web como o slido.com ou mentimeter.com , que através do acesso e ao código do evento que queremos aceder, permite “entrar” no espaço do evento com as questões, comentários, e votações. Pode ser acedido via smartphone, tablet, pc, sem instalar nada nos terminais.

Dentro de quem gere o evento (é aí que podemos entrar), podemos:

 – Moderar questões – validar a questão colocada pelo participante. São alguns segundos mas em alguns casos pode ser relevante;

 – Colocar votações e mostrar ou ocultar resultados – por vezes pretende-se avaliar os oradores mas não se pretende partilhar o resultado. Pode ser escolhida a forma de apresentação ou não dos votos.

 – Gerir a informação que vai ser apresentada por exemplo no vídeo-wall do palco (questões mais frequentes, que tiveram mais likes). É possível fazer likes a questões, fazendo com que estas subam no ranking.

E a quem se destina este serviço de interação com participantes?

Podemos com segurança dizer que atualmente quase todos os eventos podem ter este serviço. Todos nós temos smartphones, e é o que basta. Mas vamos exemplicar:

– Em Conferências nacionais e internacionais temáticas – a língua deixa de ser uma barreira, todo o conteúdo fica armazenado e disponível para a organização;

 – Em Encontros de medicina – permitindo interação rica entre participantes, com possibilidade de restringir o acesso ao evento com password;

 – Em Reuniões de equipas internas – Encontros de empresas, inícios de ano, brainstorming, team building;

 – Em Lançamentos de produtos – com as dúvidas, os links para download de documentos, com a participação de clientes e parceiros;

 – Na Formação – presencial ou à distância;

Nas votações é possível escalas, perguntas de escolha simples e múltiplas, abertas, e até wordcloud, onde com a contribuição dos participantes é possível sumarizar um assunto.

Mas que vantagens tem um quiz com votação eletrónica e Q&A para eventos?

Os que apresentamos a seguir são algumas das vantagens que destacamos:

– A Eliminação dos investimentos e logística dos televotos;

– O Aumento da participação, por via dos votos, questões sendo também possível partilha de documentos e envio de links;

– A Imagem de inovação associada à sustentabilidade ambiental;

– A Fluidez de programação, edição de conteúdos de acordo com as indicações de oradores;

– A Informação registada. Já tivemos eventos onde com as questões foram elaborados manuais de FAQs (Frequently Asked Questions)

 

Se quiser saber mais, em que podemos ajudar?

Caso queira ter um parceiro que lhe auxilie neste serviço, onde podemos ajudar:

– Na Configuração do evento;

– Nas Licenças aplicacionais;

– Na Gestão das questões e votações (quando, quais disponibilizar, para que possam estar adequadas a cada momento do evento);

– No Aluguer de equipamentos para moderadores (tablets que permitem ver o desenrolar das votações e questões);

– Nos Lembretes pré-evento por email e SMS dos links a acompanhar;

E no final do evento, o que tem ao seu dispor?

Além dos reports detalhados dos envolvidos, das questões, comentários e votações, esperamos que tenha os participantes envolvidos e interessados no seu evento, pois eles fazem parte da criação de conteúdo.

Quer saber mais?

Estamos à distância de um contacto 938297575 (chamada para a rede móvel nacional) ou email conhecer@asserbiz.com, estamos aqui para ajudar. Conheça também outros serviços em asserbiz.pt/servicos

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